Divórcio: Saiba como dar entrada no processo e quanto tempo leva para ter um resultado satisfatório

Vai depender se for amigável ou litigioso. Também pode ser feito online. Entenda.

Algumas vezes os casais não se entendem mais. As brigas são constantes e o amor já não existe. O caminho mais correto para colocar um ponto final na história e a solução jurídica adequada é dar entrada no divórcio.

Mas muitos casais se perguntam: quanto tempo pode demorar esse processo? Vai depender do tipo de divórcio. Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco.

Onde dar entrada no divórcio?

Primeiro é preciso escolher um advogado e reunir a documentação necessária para o processo.

Nos casos em que o casal está de comum acordo, o mais indicado é fazer o divórcio extrajudicial. Este procedimento acontece no cartório e é mais simples e rápido do que o divórcio judicial.

Já o divórcio judicial, o processo acontecerá perante um juiz e, dependendo da complexidade, poderá levar mais ou menos tempo. Afinal estão em jogo a guarda dos filhos, quem vai pagar a pensão, valor, divisão de bens, entre outros assuntos.

Quais são os tipos de divórcio?

Como mencionamos anteriormente, o divórcio pode ser consensual (em comum acordo) ou não. Vamos explicar:

  • Divórcio Litigioso: o divórcio litigioso envolve questões complexas que o casal não consegue resolver por si só. Quando houver dúvidas sobre partilha de bens, pensão e guarda de filhos, a separação deverá acontecer judicialmente. Nos casos de filhos menores de idade, o divórcio ocorre, necessariamente, no Judiciário.
  • Divórcio Amigável: quando as partes estiverem de acordo e não houver questões complexas envolvidas na separação, o divórcio será amigável. Sendo consensual, o divórcio poderá ser realizado em cartório, extrajudicialmente.

Quanto tempo demora um divórcio?

Agora chegamos ao “X” da questão. A resposta é difícil de precisar, pois vai demandar o tipo de divórcio. Se for amigável, o cartório pode ser finalizar no mesmo dia. Já se for o litigioso (com pontos de vista distintos), a lei determina que não dure mais do que 3 meses.

A forma mais rápida de se divorciar é fazendo o procedimento pelo cartório, amigavelmente. Para isso, as partes devem estar de acordo e não ter filhos menores ou incapazes. Caso contrário, o divórcio acontecerá no Judiciário.

Com o avanço da tecnologia e as modernidades da internet, o divórcio também poderá ser feito digitalmente. Para isso é preciso que ele seja realizado no cartório na presença de um Juiz de Direito. Em média, sendo online, o processo costuma ser rápido, não demorando mais de 10 dias.

Quais os documentos necessários para entrar com o divórcio?

Isso poderá variar de acordo com o tipo de divórcio a ser praticado. Em primeiro lugar, é preciso contratar um advogado. Ele será a pessoa certa para dar todas as coordenadas necessárias.

Contudo, de forma geral os documentos são:

  • certidão de casamento;
  • certidão de nascimento dos filhos (se houver);
  • cópias do RG e CPF de cada um;
  • documentos dos bens móveis e imóveis.

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendado só para você!
Saiba quando tirar férias e quais são seus direitos PortalCUT…
Cresta Posts Box by CP